Código de Conduta do Educodar

Nós valorizamos sua participação e estamos dedicadas em prover uma experiência livre de assédio e de discriminação para todas.

É requisitado a todas as pessoas que participam, palestram e são voluntárias no Educodar, sediado na ThoughtWorks ou em qualquer outro espaço, que concordem com este código de conduta.


Durante o curso, o cumprimento deste código será verificado e esperamos a cooperação de todas as participantes para promovermos um ambiente seguro para todas as pessoas.

Em resumo: Respeite todas as pessoas.

Precisa de ajuda?

Você pode conversar diretamente com a organização ou entrar em contato conosco através do e-mail educodar-bh@thoughtworks.com


Versão curta

Prezamos por uma experiência livre de assédio e de discriminação para todas, independentemente de gênero, idade, orientação sexual, deficiência, aparência física, tamanho, raça ou crença. Nenhuma forma de assédio e/ou discriminação a participantes, palestrantes e/ou voluntárias é tolerada.

Linguagem e imagens de cunho sexual não são apropriadas para momento algum, incluindo aulas, palestras, formatura e qualquer outro momento e/ou forma de divulgação que esteja relacionada ao curso. Pessoas envolvidas no curso que violem essas regras podem ser suspensas ou expulsas do curso, a critério da equipe organizadora.


Versão longa

Consideramos como assédio ou conduta discriminatória comentários ofensivos com relação a gênero, idade, orientação sexual, deficiência, aparência física, tamanho, raça ou crença, imagens sexuais em espaços públicos, intimidação deliberada, perseguição, stalking, contato físico inapropriado e atenção sexual não-desejada, ou condutas inadequadas como fotografia ou filmagem não-consentida e interrupções constantes a aulas e outros eventos.

Alguns exemplos são:

  • Desconsiderar sumariamente a opinião técnica de uma pessoa em grupo sub-representado em sua área de conhecimento (ex.: mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência, LGBTQIA+, etc.
  • Perguntas ou opiniões intimidadoras sobre questões de foro íntimo de alguém (ex.: orientação sexual, identidade de gênero, status de relacionamento, visão religiosa, opinião política etc.);
  • gestos ou palavras, escritas ou faladas, de caráter sexual;
  • contato físico não desejado.

Pessoas envolvidas serão requeridas a interromper tais comportamentos e é esperado que o cumpram imediatamente.

Se uma pessoa demonstrar comportamentos contrários ao código de conduta, a organização do curso está empoderada a tomar qualquer ação que julgue apropriada, incluindo o aviso à pessoa ofensora ou expulsão do curso.

Se você se sentir vítima de assédio ou conduta discriminatória, notar que outra pessoa está sendo assediada ou discriminada, ou tiver qualquer outra preocupação, por favor contate alguém do time do Educodar imediatamente.

A organização do curso será prestativa em ajudar participantes a contatarem a segurança do prédio ou com a polícia local, prover escolta, ou auxiliar pessoas que se sentirem assediadas ou discriminadas a se sentirem seguras na duração do curso.

Nós valorizamos a sua participação. Esperamos que participantes sigam essas regras em todas as aulas organizadas ou sediadas pela ThoughtWorks, e aulas ou momentos sociais relacionados.